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segunda-feira, março 08, 2010

Crescem as oportunidades de trabalho para matemático

Publicada em: 04/03/2010
Bons profissionais são necessários tanto na sala de aula quanto em outros setores de mercado

A graduação em Matemática e o campo de trabalho para quem gosta desta ciência estão em ascensão, segundo especialistas de educação. Além da sala de aula, o profissional de matemática pode trabalhar em diversas áreas como a economia, as finanças, a física e a pesquisa. Em bancos, por exemplo, é o matemático quem pode calcular os riscos de investimentos.

Tanto para o professor quanto para o pesquisador em Matemática, é necessário disciplina nos estudos e poder de abstração. Todavia, para ser bem sucedido na matemática, não é preciso ter uma inteligência fora do comum. Para Ezequias Matos, professor de Matemática do Instituto Federal do Piauí, o aluno precisa ter objetivos, traçar metas e rever suas dificuldades de formação básica.

IFPI – No Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí, são oferecidos cursos de Licenciatura em Matemática nos campi Teresina Central, Floriano, Angical, Piripiri, Uruçuí e Corrente.
Neste caso, os cursos têm duração de quatro anos. Nos primeiros anos, o aluno estuda disciplinas como cálculo, álgebra, geometria, probabilidade, estatística e computação. No final do curso, passa a ter disciplinas relacionadas às práticas pedagógicas.

Para quem escolhe esta formação, os especialistas afirmam que o desemprego não é uma ameaça, pois existe uma demanda muito grande por professores nas diversas regiões do país. No Instituto Federal do Piauí, por exemplo, os bons resultados começam a surgir. Ex-alunos do curso de Matemática foram aprovados em concursos públicos do Instituto Federal do Maranhão e no campus do IFPI em Uruçuí. “Um dos nossos alunos foi o primeiro colocado no concurso da Secretaria Estadual de Educação, realizado em 2009”, destaca professor Ezequias Matos.

Na rede pública de ensino, os salários são decididos em acordo entre sindicatos e governos. Tramita no Congresso um projeto de lei para criar um piso salarial para o professor que prevê remuneração mínima de 950 reais para 40 horas semanais. Já na iniciativa privada, o salário de docência e de pesquisador apresenta valores mais altos e sofre variações resultantes da titulação do profissional e da instituição a que ele está vinculado

BRASIL – Publicados em 2008, dados do MEC mostram que, destinados à formação de professores de matemática, existem 592 cursos. Há também 79 bacharelados no país e entre estes há cursos com características específicas como o de matemática aplicada, o de matemática computacional e o de matemática industrial.

Autor: Assessoria de Comunicação / IFPI

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