A Sociedade Brasileira de Matemática está organizando um novo programa de mestrado profissional em matemática, PROFMAT, voltado para o aprimoramento da formação profissional de professores em exercício no ensino básico. O programa atuará em rede nacional em grande escala – mil vagas para início em março de 2011, atingindo posteriormente duas mil vagas anuais.
Algumas das características mais importantes do PROFMAT são:
- Um conjunto de Instituições Parceiras, instituições de ensino superior, que executarão as atividades presenciais da rede e emitirão os diplomas do programa.
- Funcionamento semi-presencial, com atividades presenciais ocorrendo aos sábados e em períodos de verão, nas dependências das Instituições Parceiras e em pólos da UAB - Universidade Aberta do Brasil, com ampla distribuição pelo território nacional.
- O programa oferecerá bolsas de estudo aos seus alunos, por meio de financiamento específico da CAPES para este fim.
- A admissão no programa se dará por meio de um Exame Nacional de Ingresso, elaborado e corrigido pela SBM por meio de equipe especializada.
- A SBM produzirá material didático adequado à proposta pedagógica do programa, através de uma equipe interdisciplinar, e coordenará a execução das atividades de ensino a distância da rede.
- Um dos requisitos para a obtenção do título de Mestre é a aprovação em um Exame Nacional de Qualificação, elaborado e corrigido pela SBM por meio de equipe especializada.
O objetivo do PROFMAT é formar profissionais, em nível de pós-graduação, visando proporcionar ao professor da escola básica competência matemática certificada, relevante ao exercício da docência em matemática no ensino básico, e, deste modo, dar substancial contribuição à melhoria do ensino de matemática na escola básica brasileira.
A proposta do PROFMAT foi apresentada à Presidência e Diretoria da CAPES no dia 16 de junho de 2010, tendo tido excelente receptividade, e também já foi submetida para avaliação formal pelo CTC da CAPES. Maiores informações serão disponibilizadas em breve.
OU ACESSE
CRÉDITOS: WWW.SBM.ORG.BR
Nenhum comentário:
Postar um comentário